Para quem ainda não conhece, o Ubuntu Linux é uma distribuição financiada pela Canonical Ltd., empresa criada pelo sulafricano Mark Shuttleworth. Desde o seu lançamento, em 2004, a distribuição ganha destaque como a mais bem adaptada para o consumidor final, que precisa de um bom sistema operacional para o desktop.
Interface nova: Unity

Outra novidade é que o painel do Unity agora passa a ser um plugin do compiz, permitindo, entre outras coisas, que o usuário reordene os ícones presentes nele e utilize-o com o teclado. Porém, note que os applets antigos do GNOME não são compatíveis com o Unity.
Como uma novidade mais voltada para os desenvolvedores, também é disponibilizada a API do Unity, para querer aumentar ainda mais as personalizações possíveis pelo sistema.
Mudanças nos softwares

No Painel de Controle, a opção do Ubuntu One agora pode realizar uma sincronização mais seleta, permitindo que o usuário escolha quais pastas devem ser monitoradas. E o aplicativo do Ubuntu One já é capaz de mostrar ao progresso do processo de sincronização no ícone do programa, tornando o processo mais claro para o usuário.
Outra novidade é o fato de que a versão para netbooks foi unificada com a versão para desktops. Os usuários só devem usar a versão de netbook para computadores com processadores ARM OMAP3 e OMAP 4. A versão ARM do Ubuntu conta com o painel 2D do Unity habilitado por padrão.
Pacotes atualizados

A versão 2.6.38, inserida nesse Beta 1, traz novidades pequenas, mas ainda assim, significativas. Além de correções de bugs, o novo kernel oferece mais compatibilidade com dispositivos de áudio, prevenção contra travamentos causados pela GPU, drivers atualizados, suporte para mais modelos de hardware e ao Intel IPS, e melhorias relacionadas aos sistemas de arquivo Btrfs, Ext4 e XFS.
As ferramentas de desenvolvimento da GNU, conhecidas como toolchain, também foram atualizadas e, agora, podem ser utilizadas com a versão 4.5 do GCC, o compilador criado por Richard Stallman. Além delas, o sistema também traz a linguagem Python 2.7, o gerenciador de pacotes dpkg 1.16, e o upstart 0.9.4.
Nenhum comentário:
Postar um comentário