Banner

O que voce precisa?

segunda-feira, 12 de novembro de 2007

Ubuntu 11.04 (Natty Narwhal) Final

Confira as novidades da nova versão do Ubuntu, que incluem kernel 2.6.38, LibreOffice 3.3.2 e Unity como interface padrão!
Para quem ainda não conhece, o Ubuntu Linux é uma distribuição financiada pela Canonical Ltd., empresa criada pelo sulafricano Mark Shuttleworth. Desde o seu lançamento, em 2004, a distribuição ganha destaque como a mais bem adaptada para o consumidor final, que precisa de um bom sistema operacional para o desktop.
A versão final do Ubuntu 11.04, recebeu o codinome de Natty Warwhal e conta com várias mudanças no que diz respeito à aparência. Há também várias alterações significativas quanto as funcionalidades, novos recursos na central de software (como o sistema para adicionar classificação e reviews), novos papéis de parede, novas telas de apresentação, suporte multitoque ("multitouch") e um recurso para a Área de trabalho que funciona de maneira semelhante ao Aero Snap do Windows 7.

Interface nova: Unity

Unity no Ubuntu 11.04
Além de uma atualização para a versão 1.1.0 do X.org, agora a interface padrão do ambiente gráfico é a Unity. Caso o usuário deseje usar a versão antiga, com o GNOME clássico ou até mesmo sem efeitos 3D, ele precisa selecionar essa opção na tela de login.
Outra novidade é que o painel do Unity agora passa a ser um plugin do compiz, permitindo, entre outras coisas, que o usuário reordene os ícones presentes nele e utilize-o com o teclado. Porém, note que os applets antigos do GNOME não são compatíveis com o Unity.
Como uma novidade mais voltada para os desenvolvedores, também é disponibilizada a API do Unity, para querer aumentar ainda mais as personalizações possíveis pelo sistema.

Mudanças nos softwares

Controles do Banshee na bandeja do sistema
Banshe 1.9.5 é o novo reprodutor de áudio padrão do sistema, contando com integrações ao controle de volume na bandeja do sistema. A suíte office padrão passou a ser o LibreOffice 3.3.2 e, como navegador web, os usuários já poderão desfrutar das novidades do Firefox 4.
No Painel de Controle, a opção do Ubuntu One agora pode realizar uma sincronização mais seleta, permitindo que o usuário escolha quais pastas devem ser monitoradas. E o aplicativo do Ubuntu One já é capaz de mostrar ao progresso do processo de sincronização no ícone do programa, tornando o processo mais claro para o usuário.
Outra novidade é o fato de que a versão para netbooks foi unificada com a versão para desktops. Os usuários só devem usar a versão de netbook para computadores com processadores ARM OMAP3 e OMAP 4. A versão ARM do Ubuntu conta com o painel 2D do Unity habilitado por padrão.

Pacotes atualizados

Desktop com Unity
O kernel é o núcleo do sistema Linux que você baixou, é o Linux em si. Entre outras tarefas, ele é o responsável por fazer o hardware do computador “conversar” com o software instalado, e vice-versa. Por isso, é sempre importante ter uma versão estável e confiável do kernel.
A versão 2.6.38, inserida nesse Beta 1, traz novidades pequenas, mas ainda assim, significativas. Além de correções de bugs, o novo kernel oferece mais compatibilidade com dispositivos de áudio, prevenção contra travamentos causados pela GPU, drivers atualizados, suporte para mais modelos de hardware e ao Intel IPS, e melhorias relacionadas aos sistemas de arquivo Btrfs, Ext4 e XFS.
As ferramentas de desenvolvimento da GNU, conhecidas como toolchain, também foram atualizadas e, agora, podem ser utilizadas com a versão 4.5 do GCC, o compilador criado por Richard Stallman. Além delas, o sistema também traz a linguagem Python 2.7, o gerenciador de pacotes dpkg 1.16, e o upstart 0.9.4.

...

Caso você nunca tenha instalado uma distribuição Linux antes, ou saiba pouco sobre o sistema criado por Linus Torvalds, sugerimos a leitura de alguns artigos publicados aqui mesmo, no Tecmundo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário