Banner

O que voce precisa?

segunda-feira, 30 de março de 2009

Debian 6.0.2.1

Está procurando estabilidade e segurança? A distribuição Debian é uma das melhores nesses quesitos.


A primeira versão candidata à final da distribuição Linux Debian finalmente sai do forno e mostra porque o Debian é uma das distros preferidas dos usuários. Portanto o codinome Squeeze, esta versão, assim como as anteriores, visa oferecer um sistema, evitando problemas com pacotes e aplicativos pouco testados.
Com Gnome ou KDE, o Debian 6 RC1 traz diversas melhorias invisíveis aos olhos do usuário, pois elas acontecem no núcleo do sistema operacional. No entanto, uma das modificações facilmente percebida está diretamente ligada ao tempo de boot do sistema.
Um sistema extremamente estável
Uma das principais características presentes no Debian é o modo como os programas são testados exaustivamente antes de serem classificados como estáveis. Toda essa perícia durante os testes tem o objetivo de garantir que usuário tenha em mãos pacotes com o menor número de problemas possível.
Tela do sistema!
Para isso os desenvolvedores criaram um sistema de classificação para os pacotes. Quando eles acabam de ser criados são classificados como “unstable”. Depois que os bugs mais sérios são corrigidos, o pacote atinge um novo nível de classificação: o “testing”.
De tempos em tempos, os pacotes presentes na etapa “testing” são lançados como versões estáveis, recebendo a classificação “stable”.  Esses últimos são os aplicativos que acompanham a versão oficial do Debian.
Possuir um sistema composto por pacotes totalmente estáveis tem o seu preço, pois as últimas versões dos programas estão disponíveis rapidamente para download em outras distribuições, enquanto no Debian precisam ficar um bom tempo na fase de testes antes do lançamento.
Download para diversas plataformas
Uma das maiores preocupações desta distribuição é manter a compatibilidade com os diversos tipos de máquinas e arquiteturas existentes no mercado. Para isso, o Debian é, talvez, uma dos sistemas com maior variedade de arquivos para download, cada um deles contendo os pacotes destinados a um tipo de usuário.
Uso em Servidores
Atualmente, a distribuição Debian é uma das mais recomendadas pra uso em servidores e afins, devido sua confiabilidade e estabilidade. Diversos serviços foram atualizados para suas versões mais recentes.
Opções de aplicativos
Dessa forma, o Debian 6 RC1 para servidores conta com Apache 2.2.16, PHP 5.3.2, MySQL 5.1.48, PostgreSQL 8.4.4 e Samba 3.4. Mesmo que essas aplicações sejam atualizadas até o lançamento da versão final do Debian, o pacote não sofrerá nenhuma alteração, uma vez que a lista de recursos já foi “congelada”.
Uso em Desktops
A popularização do Ubuntu, quem saiu ganhando foi o Debian. Se antes essa distribuição era considerada difícil de instalar e com poucos recursos para download, hoje ela traz um dos maiores repositórios de softwares.
Isso se deve ao fato de o Ubuntu ser baseado no Debian e, por isso, utilizar pacotes DEB para a instalação de programas. Sendo assim, grande parte dos aplicativos criados para o Ubuntu roda sem problema algum em sua distribuição de origem.
Tudo isso em união com as facilidades implantas para a instalação do Debian tornaram o sistema bem mais amigável ao usuário doméstico. Embora os efeitos visuais avançados não estejam configurados por padrão no Debian, eles podem ser instalados sem problema algum.
Paciência?
LiveCD ou HD
Os usuários desta distribuição do Linux agora contam com o recurso do LiveCD também. Ou seja, você pode testar e utilizar todos os recursos do sistema sem a necessidade de o ter instalado no computador, basta rodá-lo diretamente do CD ou DVD.
Além disso, não é preciso alterar as modificações da BIOS para que o boot do computador seja feito pelo CD. Na nova versão do Debian o disco é inicializado de maneira automática, basta reiniciar a máquina com a mídia dentro do leitor ótico.
Menu de opções na tela de boot
Para instalar efetivamente o sistema no HD é possível utilizar o menu de opções que aparece no boot do disco ou clicar na opção “Instalar Debian” que aparece na Área de trabalho do liveCD. Ambas as opções carregam o assistente de instalação do sistema. Depois é só seguir os passos indicados e aguardar a cópia dos arquivos e configuração do SO.
Ao usuário é recomendado um pouco de atenção durante o processo de particionamento do disco, especialmente se tiver outro sistema operacional instalado no disco. Qualquer dúvida com relação à instalação do Debian, consulte o artigo “Instale Windows e Linux no mesmo PC, sem dificuldades”.

Link para Download

Nenhum comentário:

Postar um comentário